Sunday, August 19, 2007

Um blog?! Eu?!

Uma das novas e mais fascinantes ondas tecnologicas e o movimento "Blogs". Pessoas comuns, como eu, tem a sua disposicao um espaco que permite o "expressar ideias e opinioes". Ainda, em casos como o meu, eu estou convencido de mais uma vantagem: um espaco aberto ao resgate de memorias-historias, o resgate de amigos.

A genese do processo se da no mundo virtual, o movimento de comunidades. Alias, apenas um parenteses ao corpo do texto, a ideia de comunidades tem falado e impactado nossa geracao (teoricamente eu me considero um "Millenial", contudo existem controversias!) de uma forma bastante particular - uma ideia pro proximo "post".

Dias desses eu recebi uma mensagem-email me referindo ao Orkut (uma comunidade virtual repleta de brasileiros). A mensagem dizia que haviam fotos do colegial postadas on-line. Colegial? Tempos quase perdidos na memoria! Logo na primeira pagina, uma dispositivo de busca. Eu digito o nome da minha antiga escola. Resultado: centenas de pessoas listadas. Uma coisa leva a outra, e eu acabo encontrando queridos amigos que ha muito tempo eu nao tinha noticias. Foram varias mensagens, mas um pedido constante: mande noticias! Me conta a sua historia!

Nos todos nos identificamos atraves de historias. Nossa cosmovisao e formada pela historia, nossa propria junto a de outras pessoas, pessoas que um dia cruzaram o nosso caminho. Nos todos somos encorajados atraves de historias. Todos vivemos na historia, a espera do desenrolar da mesma. Portanto, que melhor intrumento para se viver o presente, decidir o futuro, e entender o passado, se nao o "contar historias"? Essa e a minha historia, e possivelmente, parte da historia de muita gente bacana!

Muito embora possiveis, conversas comunitarias tendem a ser publicas. Invasao de privacidade? Acho que nao, afinal todos que colocam informacoes num espaco comunitario sabem que durante todo o tempo que la ela ficar, e dominio publico. A minha impressao e que um blog pode ser diferente. Um blog permite o controle, mesmo que implicito, do interesse alheio. A curiosidade superficial tem a oportunidade de se apronfundar, e quem sabe, como eu espero, despertar muita coisa bacana que ficou no passado.

Essas sao minhas razoes! Portanto eu me junto a milhares de pessoas por todo o mundo, na esperanca de que o que eu tenho a compartilhar possa ser interessante pra alguem, e, se nao, ao menos permitir o resgate de historias-relacionamentos importantes.

No comments: